Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Dona Aicê e a generosidade do meu primeiro banho



Outra vez, ao fazer uma reportagem sobre a extinta revista Realidade, o meu entrevistado, o fotojornalista Walter Firmo, instigou-me a fazer algo nunca antes feito: conhecer minha cidade de nascimento. Tudo porque, ao fim da entrevista, o escutei dizer que no dia seguinte estava indo a trabalho à Juazeiro do Norte, localizada no extremo sul do estado do Ceará. Ele ficou surpreso quando revelei não conhecer o lugar onde nasci e por ter vindo a São Paulo, no colo de minha mãe, sem registro, com apenas um mês de vida. Seu alerta foi convincente quando me disse: "um jornalista não pode contar histórias sem conhecer a origem da sua."

Ao visitar, o conselho do fotojornalista tinha razão: viver sem conhecer o passado é andar no escuro. Regressar com minha mãe ao lugar onde nasci fez clarear e costurar a linha do tempo da minha vida. Bares, restaurantes, balneários, bons encontros e colher depoimentos de pessoas que testemunharam meu nascimento é precioso para entender a minha própria história. 

De tudo o que aconteceu, durante minha estadia no sul do Ceará, conhecer a pessoa que me deu o primeiro banho foi emocionante, extremamente significativo. Essa personagem é a barbalhense, Maria Aicê da Silva Pereira, mais conhecida como "Dona Aicê", uma senhora de 75 anos com certas debilidades de saúde. Soube que ela estava ansiosa para reencontrar o frágil bebezinho que havia banhado há 31 anos. Dona Aicê me contou que depositou na banheira uma aliança de ouro, no intuito de desejar prosperidade. Confesso que a palavra mais precisa nesse encontro foi GRATIDÃO. O olhar de felicidade, por eu estar ao seu lado, me fez enxergar que a vida ainda se perpetua, quando é feita de generosidade. Fascínio pra mim.


‎"A gratidão, com certeza, é uma virtude do céu." Padre Cícero Romão Batista

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso