Páginas

terça-feira, 23 de março de 2021

DETRAN - Departamento Estadual de Transtornos



 É surreal o transtorno que está acontecendo comigo. Por isso venho aqui a fim de expressar minha indignação e buscar solução a respeito de um problema que estou enfrentando com o único e atual meio de atendimento do Detran.SP, que é via internet.

Me perdoem o textão, mas é inevitável não contar o que se passa comigo e possivelmente com tantas outras pessoas. Para ajudar na compreensão da gravidade, a seguir descrevo meu caso cronologicamente.


Estava com meu carro em processo de transferência de titularidade e regularização de documentação. Só não contava ser contemplado com choro sem vela: no dia 07/03 (domingo), ao sair de casa a fim de abastecer meu carro por volta das 21h, fui parado numa blitz da Polícia Militar de Trânsito, na quadra acima de onde moro. Tive que passar por procedimentos de inspeção dos policiais, com a infelicidade de apreensão. Com muita dor, respeitei a situação de levarem meu tão necessário veículo em um guincho. No dia seguinte, logo foi dado entrada com o despachante e, só após 4 dias, o Detran deu baixa em todas as pendências de regularização de transferência e licenciamento, inclusive o pagamento de todas as taxas possíveis e inimagináveis.


Para a liberação, todo o procedimento de envio de dados ao portal do órgão foi feito dia 16/03 (terça-feira). Com a mensagem recebida em tela "enviado com sucesso", o site deu um prazo de até dois dias úteis para deferir a liberação, no caso dia 18/03 (quinta-feira), mas não foi cumprido pelo Detran e recebi resposta apenas quatro dias depois. Frustrado com essa demora, até então completando 11 dias, acreditei que teria a liberação. Esperançoso, resolvi pagar as diárias de pátio proporcionais a todos esses dias com a taxa de guincho (R$409,13). Somando tudo deu R$1.221,49, porém não aconteceu a liberação conforme esperava.


No intuito de obter amparo, reportei a situação à Ouvidoria do órgão, mas inacreditavelmente responderam via e-mail que ainda estava em processo de análise e depois veio uma outra mensagem de que faltavam documentos. Me perguntei: Mais Documentos do que todos os especificados por eles? Foi aí que formalizei mais uma reclamação. Segue a transcrição do meu apelo:


"Prezados, após diversas tentativas de solucionar meu caso, inclusive manifestado no Portal, sob protocolo 01-010-2021-03/00.554, reitero a informação de que o preenchimento e envio das documentações exigidas pelo portal do Detran para a liberação de veículo ultrapassou o prazo estipulado de até dois dias úteis. O envio foi feito no dia 16/03 com mensagem "Informações Enviadas com Sucesso", porém venceu ontem (18/03) e até agora não ocorreu nenhum retorno. Todos os procedimentos foram rigorosamente seguidos, inclusive anexado o comprovante de pagamento da taxa de liberação. Com toda essa morosidade anormal, contando com o dia de hoje (19/03), estou tendo prejuízo de 11 diárias de pátio e não posso conceber que eu tenha que arcar com mais dias no pátio, por causa da ineficiência de envio de e-mail com a liberação. 
Hoje mesmo fiz esse relato e recebi a resposta de que devo aguardar a análise. Até quando devo aguardar, se oficialmente já deveria ter tido a liberação nesta quinta-feira (18/03)? Vou ter que pagar mais R$62,49 de pátio hoje, sábado, domingo e segunda-feira por falha do Detran? Se não receber a liberação ainda hoje, terei que acionar judicialmente? Inconcebível!  
Local do Pátio: Pátio Seródio/GRS - RKR Gerenciamento e Serviços LTDA.
Agradeço a atenção e espero contar com seu auxílio desse meu caso." 
André Lossio 


De lá pra cá, nenhuma resolução do Detran. Sem contar que já paguei mais R$187,47 referente a três diárias de pátio, que são as do dia 20 ao dia 22/03. Vamos somar? O valor anterior de R$1.221,49 + R$187,47 = R$1.408,96.
Ah! O Detran ainda não enviou a guia de liberação do veículo. Então, terei que pagar mais diária de pátio de R$62,49 do dia 23/03 (terça-feira e fechamento desse texto) e o mesmo valor do dia 24/03 (quarta-feira e, quem sabe Deus, seja o último). Tudo isso renderá a bagatela de R$1.533,94. Dá para acreditar? 

Bem, meu povo amado, devo confessar que estou aprendendo muito, sentindo na pele a esperteza desse rentável negócio de regularização automotiva. De fato, todo esse sistema se mostra ineficiente ao cidadão e, por outro lado, eficiente máquina de gerar receita. É a cara do nosso Brasil com tanta burocracia existente. DETRAN - Departamento Estadual de Transtornos. 
André Lossio 







9 comentários:

Unknown disse...

Absurdo isto e Brasil

Unknown disse...

Fico indignado com tal situação, e me solidarizo com o amigo André. - Não sou contra blitz de trânsito, porém entendo que o alvo da polícia deveriam ser os veículos irregulares de fato, conduzidos por marginais ou pessoas inabilitados. Quando se pune um trabalhador, pai de família por conduzir um veículo, com documentação vencida ou pendências na transferência do veículo de forma arbitrária, sem chance de defesa, apreendendo seu bem, isso se torna algo repugnante por parte dos policiais. Entendi que a polícia deva cumprir seu papel em fiscalizar, porém, deveria haver bom senso. Enquanto a polícia perde "longos minutos" na abordagem de um trabalhador, bandidos passam do lado rindo de todos nós, inclusive da polícia.

Priscila Santos disse...

Inconcebível tamanho descaso principalmente nesse momento no qual somos desencorajadas a utilizar o transporte público que não nos oferece nenhuma segurança sanitária quanto a possibilidade de contágio de covid-19.
Lamentavelmente nenhum desses dias será descontado no valor de IPVA e outras taxas.
Sabe Deus quantos motoristas de aplicativo estão na mesma situação com o ganha pão deteriorando em um depósito de carros.

Lira disse...

Assalto na cara de pau.
País corrupto, me da vergonha de ser brasileiro.

Unknown disse...

Eu tambem me solidarizo com você André. E terrível você ficar na dependência deste pessoal.

Cacau Ras disse...

Cada situação que temos de passar nesse país .

CIA TPM disse...

Cada uma...! 🤦🏻‍♀️

Unknown disse...

É inacreditável como somos açoitados todos os dias.

Thiago Andrade disse...

Existem duas formas de se interpretar essa situação. Pra começar, se tivesse andando com a documentação regularizada, nada disso teria acontecido. Usar a expressão "em plena pandemia" olhando apena para o próprio umbigo? Já parou para se perguntar se é só você que está com problemas com os órgãos de trânsito? Ou será que faltou lógica para entender que se os atendimentos presenciais não estão sendo realizados por força da lei, os demais canais de atendimento poderiam entupir? Entendo que prazos deveriam ser cumpridos, mas isso dentro de uma situação normal, não nessa utopia que estamos vivendo. Agora te pergunto: Qual foi mais fácil? Se arriscar a ser pego ou se livrar do problema que você mesmo criou? Pense nisso!

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso