Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Release - Doc. Luther Blissett



Documentário Luther Blissett revela a cultura nos extremos de São Paulo

Qualquer um pode ser Luther Blissett, basta adotar o nome Luther Blissett!

Os jornalistas bacharéis em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo do ano de 2011 da Universidade Cruzeiro do Sul, produziram uma pesquisa que aborda a cultura da periferia através do documentário Luther Blissett – Cultura nos Extremos de São Paulo.

O documentário retrata o cotidiano de pessoas atuantes na produção cultural nos extremos geográficos paulistanos e mostra um olhar da cultura na cidade. O que é Luther Blissett? Essa pergunta impulsionou a elaboração da pesquisa acadêmica como trabalho de conclusão de curso.

Luther Blissett, considerado um dos exemplos de ligação da nova mídia, arte, política radical e teoria crítica, que utiliza uma mídia de impacto com finalidade de criar um produto, uma mercadoria sem valor material, um mito comum em todas as comunidades. O movimento, iniciado na Europa em 1994, chamado de Luther Blissett Project, deu a centenas de operadores culturais um pseudônimo, um condinome multi-usuário. Essa identidade passou a ser reconhecida como pertencente a um ativista cultural, um herói popular, e a eles foram atribuídos à autoria de livros, CDS, peças de teatro entre outras manifestações.

Luther Blissett é a voz do povo. Luther Blissett é poeta. Luther Blissett é manifestação. Luther Blissett é visionário. Luther Blissett é todo mundo. O que é cultura? Luther Blissett encontra o cenário cultural que nasce nos extremos da cidade de São Paulo. O documentário rendeu aos jornalistas a oportunidade de compor o I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura - USP/ EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Dentre as principais instituições de ensino do País, a Universidade Cruzeiro do Sul foi uma das poucas instituições de ensino privado representada pelo documentário no encontro. Com a orientação do Prof. Ms. Carlos Monteiro, Luther Blissett é resultado dos esforços de André Lossio (reportagem), Simone Alauk (direção geral), Diego Queiroz (pesquisa), Cayan Fontoura (edição de texto) e Alice Furlanetti (assistência de arte).

Assista o trailer: 




Duração total: 24 minutos
Clássificação: Livre
Gênero: Documentário
Ano de Produção: 2011

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso