Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Encontro Paulista de Pesquisadores da Cultura na USP EACH

Nessa semana, passei alguns dias na EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - da USP para o I Encontro Paulista de Pesquisadores da Cultura. Abaixo, algumas imagens que registram o meu cotidiano.





O objetivo da mesa da manhã foi abrir diálogo sobre as estruturas de avaliação e financiamento da pesquisa em cultura dentro do meio acadêmico e traçar um panorama dos desafios e particularidades da área.
Em sua fala de abertura, Pablo Ortellado, professor do programa de pós-graduação em Estudos Culturais da EACH, colocou que as estruturas de avaliação e financiamento não compreendem as particularidades e a multidisciplinaridade da pesquisa na área. Esse, inclusive, foi o tema que permeou a fala de todos os palestrantes: a dificuldade de qualificar a CULTURA dentro de uma área ou subárea específica do conhecimento e suas consequências para a obtenção de verbas. Os órgãos oficiais de financiamento não contemplam a área CULTURA.
Norval Baitello Junior, membro da coordenação de área – Ciências Humanas e Sociais – da FAPESP, informou que, dentro do órgão que representa, os projetos inscritos como “multidisciplinares” são avaliados por vários coordenadores de área, que se debruçam sobre o objeto de forma a reconhecer parceiros que comportem as particularidades apresentadas por cada projeto.
A cultura é um campo múltiplo e complexo e essa configuração também dificulta a realização de parcerias. Os pesquisadores se encontram espalhados em diversos departamentos de instituições diferentes, no entanto, trabalhando temas correlatos. A formação de uma rede fortalecida de pesquisadores da CULTURA é um meio de construir uma identidade natural da área.

Estatística do encontro: http://www.pesquisaemcultura.org/wp-content/uploads/2012/02/estatisticos-encontro-pesquisadores-da-cultura.pdf

Fonte: http://www.pesquisaemcultura.org/?p=449 

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso