Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama anuncia morte de Osama


Em Washington, o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, fez neste domingo (1º de maio) um pronunciamento confirmando a morte do terrorista Osama Bin Laden em uma mansão em Islamabad, no Paquistão - país vizinho do Afeganistão. Segundo informações da rede de notícias CNN, Bin Laden foi morto com um tiro na cabeça com mais quatro integrantes da rede terrorista em uma operação liderada por tropas norte americanas.

Barack Obama foi cuidadoso em ressaltar que a guerra continua e que não encerra os esforços contra o terrorismo. Cauteloso, afirmou que não está em guerra contra o Islã e disse que tem mais pessoas empenhadas pela paz do que pelo terror. Ele pediu para que continuem atentos com os possíveis alvos de braços talibãs. Bin Laden foi o líder responsável por articular uma série de ataques contra os EUA em 11 de setembro de 2001, matando milhares de pessoas como a queda das torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

Desde o discurso oficial do presidente norte americano, aumenta o número de pessoas concentradas no local onde hoje há o monumento dedicado às vítimas do bombardeio às torres numa manifestação cívica numa madrugada fria. A euforia também ocorre em frente ao portão da Casa Branca para comemorar a notícia da captura e morte de Bin Laden.

George W. Bush, governante americano em que o cenário de ataques aconteceu há dez anos, reagiu ao telefonema feito por Obama e logo emitiu um pronunciamento dizendo que a justiça pode demorar mas que ela não morre. Em nota, o Departamento de Estado Americano emitiu um alerta global aos cidadãos que fiquem atentos para possíveis reações anti-americanas, tanto dentro do país quanto em outros territórios. Até porque ameaças terroristas é algo preocupante devido a rapidez de articulação em células dos grupos extremistas.

Jornais de todo o mundo acompanham e aguardam mais informações a respeito dessa repercussão. Por enquanto, nenhum pronunciamento de países da América Latina foi realizado, inclusive do Brasil. O ex-presidente Bill Clington declarou que este é um momento muito importante para todo o mundo que quer promover a paz. O atual primeiro ministro britânico, David Cameron, parabenizou a ação mas disse que a morte do fundamentalista da Al-Qaeda não acaba com o terrorismo. Assim como o posicionamento do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que diz ser importante para a democracia no mundo.

A rede de tv árabe Al Jazeera divulgou imagens controversas do suposto corpo alvejado de Osama bin Laden, o que prova a ação das tropas americanas. A mesma tv transmitiu o primeiro pronunciamento do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, que se declara estar em acordo com as estratégias dos Estados Unidos. Karzai disse que a morte de Osama mostra um novo olhar sobre o Afeganistão e de que não é um reduto de terrorismo. O país afegão sofre sérios problemas econômicos e de infraestrutura, como saneamento básico.

A grande dúvida do mundo é saber que nível o fim de Bin Laden desarticulará as ações de grupos extremistas afinizados à Al-Qaeda. A repercussão é a unica certeza.

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso