Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

EDUCAÇÃO para a EDUCAÇÃO


Com licença, amados. Peço a sua atenção e mobilização para nos somarmos ao discurso da minha amada amiga Josyelle.





O QUE ESPERAR DA EDUCAÇÃO?

14/04/11
Amados, desculpem o desabafo...Mas estou me sentindo muito estranha e triste depois das notícias do Rio a respeito do assassinato de tantas crianças. Isso me incomoda, me perturba e me assusta. E como meus alunos da 4ª série acham normal "matar", acreditam que o rapaz deveria ter matado os colegas que o ofendiam na época....preciso escrever algo...preciso que alguém leia. Talvez um de vcs fará isso...e ficarei eternamente grata! Eu sei que logo perderemos a noção da gravidade desse momento, logo será mais uma notícia esquecida. Até quando amados?? Assassinos são produtos de uma sociedade que se omite, estou cansada de fazer parte do pacote dos calados.

O QUE ESPERAR DA EDUCAÇÃO?
Se alguém me fizesse essa pergunta há anos atrás, teria plena certeza do que responder. Mas hoje, sinceramente, não sei o que dizer. Sou educadora e a cada dia me assusto mais com o tipo de ser humano que estamos formando. Acredito que agora conseguimos enxergar o resultado de uma educação frágil, sociedade de valores invertidos, estruturas familiares precárias e preocupação exagerada com o que não tem importância. Ao ligarmos a televisão o cenário está cada vez pior, morte de inocentes, crianças, idosos, adultos e jovens. Por qual razão? Não existe. Pessoas que não aprenderam a lidar com a rejeição, que não aprenderam a didática do “não” descontam sua frustração matando e destruindo. Culpados e vítimas, somos tudo isso ao mesmo tempo. Olhar para o que aconteceu no Rio de Janeiro, onde um jovem (ex-aluno) de 23 anos resolveu entrar numa escola pública e atirar indiscriminadamente nos alunos, matando 12 crianças e deixando várias feridas, nos choca e assusta. Tiros, sangue, cenário de guerra dentro do nosso cotidiano. Eu prefiro acreditar na insanidade, mas infelizmente estamos falando de escolhas, saber que algo que mexe com toda a sociedade e nos faz chorar por mortos que não conhecemos, ao mesmo tempo não provoca uma lágrima de compaixão em “humanos desumanizados”. A decisão errada de uma pessoa consegue destruir vidas e histórias, sonhos e projetos. Mas o que me dói é saber que nós (sociedade) criamos as pessoas que estão matando nossas crianças! Existe um grito de socorro sufocado em cada tijolo de cada escola, grito de professores. Precisamos de ajuda. Valores, moral, ética e dignidade. Por que colocar na mão de professores a culpa pela inconsciência humana? Nossas crianças são responsabilidade NOSSA. E o mundo só está assim porque ninguém assume a parcela de responsabilidade que possui. Agora não adianta achar culpados, pois os mortos não voltarão e o assassino já está morto. Meu grito de socorro é: “Vamos parar de fabricar monstros que podem matar nossos alunos e filhos!”. Pais, não abandonem seus filhos em nossas mãos apenas, precisamos muito que a educação comece em casa. Enquanto existirem alunos órfãos de pais vivos entregues a um sistema que acolhe mais não oferece suporte continuaremos assistindo a um filme de terror sem fim.

(Josyelle Tamara de Azevedo Barros)

Amados, hoje estava lendo BERTOLD BRECHT, médico e escritor alemão que trabalhou durante a Guerra. Destaco o seguinte escrito:

NUNCA DIGAM : ISSO É NATURAL
DIANTE DOS ACONTECIMENTOS DE CADA DIA.
NUMA ÉPOCA EM QUE REINA A CONFUSÃO,
em que escorre o SANGUE,
em que se ordena A DESORDEM,
em que o arbítrio TEM FORÇA DE LEI,
em que a humanidade SE DESUMANIZA....
NÃO DIGAM NUNCA - ISSO É NATURAL! -
PARA QUE NADA PASSE A SER IMUTÁVEL.

EU PEÇO COM INSISTÊNCIA
NÃO DIGA NUNCA - ISSO É NATURAL


VAMOS PENSAR...E FAZER ALGO!

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso