Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

FRATERNIDADE PARA COM OS JAPONESES




O povo japonês é histórico e antropologicamente herdeiro da superação. Exemplo disso foi a Segunda Guerra Mundial que marcou o século XX com a morte de milhares de pessoas pelo bombardeio atômico na cidade de Hiroshima e Nagasaki mas que, esse mesmo povo, soube tirar lições da derrota para se reerguer. E há todo um sentido no provérbio nipônico: "pouco se aprende com a vitória mas muito com a derrota."
Neste domingo, 13/03, um dia após o tsunami que arrasou diversas áreas da costa nordeste japonesa e que deixou rastros de destruição na cidade de Sendai, capital da província de Miyag, cantei na abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2011, que aconteceu na Catedral de São Miguel Arcanjo, zona leste da cidade de São Paulo. O lema da Campanha traz uma reflexão que vai justamente ao encontro da devastação ocorrida naquele território com o da nossa condição no planeta: "A Criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Oportunamente o lema traz à luz uma pergunta: o que somos diante da força da natureza?
Somos parte de um tempo, de uma sociedade de consumo que nem sempre tem consciência e comprometimento com a vida no planeta. Agora outros países, principalmente os da Europa, retomam a discussão sobre a produção e o uso de energias mais limpas comparadas com a da energia nuclear. Sabe-se que o Japão está em uma região do planeta vunerável a terremotos. Mais do que o risco de radioatividade e o registro de 8,9 na escala richter, a catástrofe impressiona pela nossa condição como seres humanos impotentes diante da natureza, diante do poder da criação. Porém, nos mostra o desejo humanitário, o poder de mobilização e o sentimento de solidariedade uns com os outros. Somos todos parte de um mesmo planeta. O sentimento de perda pode ser substituído pelo o de entusiasmo porque nos provoca o instinto de sobrevivência.
Quer um exemplo bem simples para ilustrar a fragilidade humana? Um mero resfriado já nos deixa sensíveis e impulsiona cuidados, assim como para sanar qualquer outra enfermidade.
Cada vez que se vê grandes fenômenos da natureza serem noticiados, deixa claro que a vida é uma gota, é um tempo que não dá nenhum segundo. Tudo leva crer que a vida é a força do Criador numa atitude repleta de amor. Ainda mais quando o homem se desdobra para ser um eterno aprendiz. O acontecimento pode ter sido do outro lado do mundo, entretanto, somos moradores do mesmo endereço: o Planeta Terra!




Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso