Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Revista Realidade - por José Hamilton Ribeiro




Entre André Lóssio e Simone Alauk, o jornalista José Hamilton Ribeiro.
Ah! E o deslizante dedo do fotógrafo.

Assim como característica de contar em primeira pessoa, eu e minha colega, Simone Alauk, contaremos sobre a recompensa do esforço para entrevistar nossa maior fonte para o trabalho acadêmico sobre a revista Realidade, o jornalista José Hamilton Ribeiro. Uma entrevista que, em princípio, seria em um percurso de meia hora do bairro da Aclimação até o aeroporto internacional de Cumbica /Guarulhos-SP, acabou sendo de três horas num restaurante do próprio aeroporto. Tudo porque o vôo dele, programado às 13:30hs, foi adiado para um horário noturno.

José Hamilton indiscutivelmente foi muito atencioso conosco. Em três anos de estudos de jornalismo, aqueles instantes com ele valeram todo o curso. Contou-nos sobre momentos bons e maus da vida, principalmente sobre a cobertura que fez na guerra do Vietnã para a "Realidade", que lhe custou a perda de uma perna ao pisar em uma mina terrestre. Disse que após o acidente teve um tempo que não queria
falar sobre o episódio para não ficar remoendo, pois queria superar o trauma. Comentou que tinha consciência da fama de 15 dias pela situação de risco, mas que não queria ser conhecido apenas por esse acidente de trabalho.

Hamilton Ribeiro diz que a profissão de repórter tem seus riscos, tanto num morro de uma favela quanto numa guerra do Vietnã. Ele enumera os motivos que levam o jornalista para obter a notícia em situações adversas: vaidade, espírito de aventura, ambição profissional e uma "pitada de falta de juízo". E complementa que, para ser jornalista, é preciso ter vocação, acreditar que o exercício da profissão traz sentido histórico onde o fato acontece. Que a verdadeira função do jornalismo é vencer tiranias, o preconceito, denunciar, compreender complexos sociais em uma sociedade livre. E é o jornalismo que geralmente denuncia antes de qualquer outra instituição.

Para ele, a revista Realidade foi fruto de circunstâncias acontecidas na década de 1960 como, por exemplo, a pílula anticoncepcional, os Beatles, valorização da sexualidade. Segundo ele, um mundo de criatividades, crescente busca por questões existenciais que rompiam os tabus. Uma outra circunstância marcante foi a da ditadura militar. Zé Hamilton, como é mais conhecido, relata uma frase de seu amigo de trabalho 'Robert', ou seja, o então presidente da Editora Abril, Roberto Civitta, "nunca trabalhei numa equipe criativa como aquela", comenta.

Foi tão boa a conversa que rende, até mesmo, um TCC sobre o considerado "príncipe do jornalismo" para os repórteres.
Em breve, meu grupo publicará mais depoimentos sobre esse corajoso jornalista, armado de bloco de notas e caneta: José Hamilton Ribeiro.


























Assista a entrevista com José Hamilton Ribeiro

2 comentários:

Unknown disse...

Oie Bom dia..André..meu nome é Cristiana, sou aluna de jornalismo da Fap/SP e eu e meu grupo estamos fazendo um trabalho sobre a Revista Realidade, e eu vi sua entrevista com Jose Hamilton e queria saber como vc conseguiu.. creio que não foi fácil pra vcs..pq pra mim não está sendo,rsrsr... se possível me dê essa ajudinha...desde ja agradeço...

André Lossio disse...

Oi, Cristiana!
Realmente foi uma grande oportunidade entrevistá-lo. Eu não tenho o contato dele. Quem fez foi uma outra colega de sala. Mas posso tentar. Se você possui facebook, facilitará a comunicação e o meio de conseguir algum telefone dele. Combinado?

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso