Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Revista Realidade - por José Hamilton Ribeiro




Entre André Lóssio e Simone Alauk, o jornalista José Hamilton Ribeiro.
Ah! E o dedo do fotógrafo.

Assim como característica de contar em primeira pessoa, eu e minha colega, Simone Alauk, contaremos sobre a recompensa do esforço para entrevistar nossa maior fonte para o trabalho acadêmico sobre a revista Realidade, o jornalista José Hamilton Ribeiro. Uma entrevista que, em princípio, seria em um percurso de meia hora do bairro da Aclimação até o aeroporto internacional de Cumbica /Guarulhos-SP , acabou sendo de três horas num restaurante do próprio aeroporto. Tudo porque o vôo, programado às 13:30hs, foi adiado para um horário noturno.
José Hamilton indiscutivelmente foi muito atencioso conosco. Em três anos de estudos de jornalismo, aqueles instantes com ele valeram todo o curso. Contou-nos sobre momentos bons e maus da vida. Principalmente sobre a cobertura que fez na guerra do Vietnã para a "Realidade", que lhe custou a perda de uma perna ao pisar em uma mina terrestre. Disse que após o acidente teve um tempo que não queria
falar sobre o episódio para não ficar remoendo, pois queria superar o trauma. Comentou que tinha consciência da fama de 15 dias pela situação de risco mas que não
queria ser conhecido apenas por esse acidente de trabalho.
Hamilton Ribeiro diz que a profissão de repórter tem seus riscos, tanto num morro de uma favela quanto numa guerra do Vietnã. E enumera os motivos que levam o jornalista para obter a notícia em situações adversas: vaidade, espírito de aventura, ambição profissional e uma "pitada de falta de juízo". E complementa que, para ser jornalista, é preciso ter vocação, acreditar que o exercício da profissão traz sentido histórico onde o fato acontece. Que a verdadeira função do jornalismo é vencer tiranias, o preconceito, denunciar, compreender complexos sociais em uma sociedade livre. E é o jornalismo que geralmente denuncia antes de qualquer outra instituição.
Para ele, a revista Realidade foi fruto de circunstâncias acontecidas na década de 1960 como, por exemplo, a pílula anticoncepcional, os Beatles, valorização da sexualidade. Segundo ele, um mundo de criatividades, crescente busca por questões existenciais que rompiam os tabus. Uma outra circunstância marcante foi a da ditadura militar. Zé Hamilton, como é mais conhecido, relata uma frase de seu amigo de trabalho 'Robert', ou seja, o então presidente da Editora Abril, Roberto Civitta, "nunca trabalhei numa equipe criativa como aquela", comenta.
Foi tão boa a conversa que rende, até mesmo, um TCC sobre o considerado "príncipe do jornalismo" para os repórteres.
Em breve, meu grupo publicará mais depoimentos sobre esse corajoso jornalista, armado de bloco de notas e caneta: José Hamilton Ribeiro.


























Assista a entrevista com José Hamilton Ribeiro

2 comentários:

cristiana disse...

Oie Bom dia..André..meu nome é Cristiana, sou aluna de jornalismo da Fap/SP e eu e meu grupo estamos fazendo um trabalho sobre a Revista Realidade, e eu vi sua entrevista com Jose Hamilton e queria saber como vc conseguiu.. creio que não foi fácil pra vcs..pq pra mim não está sendo,rsrsr... se possível me dê essa ajudinha...desde ja agradeço...

http://www.youtube.com/watch?v=cbdd9b1YQ1E disse...

Oi, Cristiana!
Realmente foi uma grande oportunidade entrevistá-lo. Eu não tenho o contato dele. Quem fez foi uma outra colega de sala. Mas posso tentar. Se você possui facebook, facilitará a comunicação e o meio de conseguir algum telefone dele. Combinado?

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso