Este texto que me foi encomendado pelo CEAT acredito ser aplicável para qualquer instituição ou pessoa colocar-se NO LUGAR DO OUTRO.

O Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT) está mais acessível através do serviço de ouvidoria via internet.
Mas o que é, de fato, ouvidoria? Muitos de nós já ouvimos dizer.
Hoje as organizações a têm como um setor destinado aos seus usuários e como um serviço específico para uma demanda de informações, reclamações, sugestões, seja ela qual for.
Colocar-se no lugar do outro é o diferencial para obter sucesso na realização de qualquer coisa. O gesto de ouvir é primordial.
Só respeitamos e damos relevância às pessoas quando nos colocamos no lugar delas. E o respeito com algo ou alguém ocorre somente quando entendemos quem está do outro lado. Um exemplo muito simples está no dia a dia. Pois, se alguém nos pede uma informação em uma linguagem desconhecida e não sabemos responder, o sentimento que logo nos vem é o de impotência para interpretar, o que torna a impossibilidade de ser comum para outro. Ou quando avistamos uma pessoa com certo receio ou estranhesa, o pré julgamento torna-se visível por não conhecê-la. Mas, se nos dispomos de um tempo para escutá-la, nossa concepção deixa de ser estranha e a vimos com outra perspectiva através da comunicação.
A comunicação é entendida pelo próprio significado da palavra: comum ação/ação comum. Ser comum depende da forma como a informação é dirigida ao destinatário para obter uma resposta. Por trás de uma ação tem sempre a intenção. O ato de comunicar exige a presença de dois elementos: o emissor e o receptor. Entre os dois existe a mensagem e, com ela, uma infinidade de maneiras para identificá-la. A instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações deve ter a preocupação do que é criticado, sugerido, reclamado, para agir em defesa imparcial do bem comum.
Por essa razão, o CEAT agora disponibiliza o setor de ouvidoria, designado para ser elo com sua comunidade de usuários.
Além do espaço da ouvidoria, visite o nosso endereço eletrônico: www.ceatbrasil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário