Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ordem na Ordem dos Músicos

Além de comunicólogo, sou músico e fico contente em saber que mudanças na O.M.B. ocorrerão daqui pra frente. Principalmente por saber que o meu professor de música, o maestro Roberto Bueno, assumiu a 'batuta' de presidente da Ordem.



Confira um trecho de uma matéria editada no blog Dynamite:

A OMB - Ordem dos Músicos do Brasil - foi criada pela Lei 3.857, de 1960, sob a batuta de Juscelino Kubitscheck, então presidente da República. Alguns anos depois, sob a regência do golpe militar de 1964, foi alçado à presidência da OMB Wilson Sandoli, que tocava na mesma tonalidade da ditadura, e, talvez graças à rigidez do sistema tonal - apelidado de "capitalismo sonoro", pela predominância de certos parâmetros sobre outros - ali permaneceu por mais de 40 anos.


Do início de outubro de 2008 até a proclamação da República, em 15 de novembro, depois de desmandos de 4 décadas, o vice-presidente Roberto Bueno, maestro, mandou trocar as fechaduras do sexto andar do prédio da Avenida Ipiranga - a do grito de independência - impediu a entrada do presidente semi-vitalício, Wilson Sandoli, ex-desembargador.

Diretor e professor do Conservatório Nacional de Cultura Musical, com cursos técnicos de Música, Roberto Bueno pretende mexer em um dos calcanhares de Aquiles da entidade: o exame de admissão, feito em compasso lento e anacrônico, além de promover uma campanha em prol da música ao vivo, pra valer, e não no compasso de espera que seu antecessor promoveu algumas vezes.
Como um músico que sobrevive de seu trabalho, uma das preocupações do maestro presidente é com o mercado para a música ao vivo, atacados pelo exército da música gravada e mais recentemente por DJs que fazem uso inadequado de samples e remixes. "Pode contar comigo", anima-se Bueno, quando manifestei interesse em ajudar na reestruturação do obsoleto teste de admissão à Ordem, incluindo habilitações com proteção dos Direitos Autorais em produção e mixagem, que já começa a ser aplicada em alguns países da Europa.
O maestro e professor Bueno coloca a Ordem à disposição para sugestões, apoios e parcerias, para fazer soar a segunda palavra da bandeira tupiniquim na ordem do dia. Na luta pela Música, os músicos agora contam com um acompanhamento mais sonoro. Menos tonal e mais harmônico, se é que os "especializados" sabem o que é isso.
Fonte: Dynamite On Line


É uma boa notícia, principalmente porque me assusto com a quantidade de músicos desvinculados com a entidade. Sem exageros. E tenho certeza de que o papel da Ordem dos Músicos do Brasil deve seguir por um princípio: "A música é meio mais eficaz de atingir os corações" (Papa João Paulo II).

Boa sorte, Maestro Roberto Bueno!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


Não sei o que me reserva o futuro mas de uma coisa não titubeio em saber: este momento é único. Isso mesmo. Estas palavras que acabo de escrever e que você acaba de ler é, por exemplo, um instante único.

Muitos dizem que sou um ser passional com algumas coisas. E confesso: sou.

Cada vez que há um problema, ficar nervoso ou perder o equilíbrio só faz criar outros.

Certa vez, estava com alguns amigos em um grande parque de diversões. Notei que havia perdido meu aparelho celular ao sair em um dos brinquedos. Fiquei preocupado e logo perguntei a todos eles se haviam encontrado e disseram que não. Me ofereceram um cartão telefônico para contatar o meu número. Ao ligar, uma pessoa de voz feminina atendeu e informei a situação e se poderia me devolver. Me surpreendi ao ouví-la dizer que não faria a devolução pois o vacilo era meu. Argumentei dizendo que era de muita importância ter o aparelho de volta, pois servia também como instrumento de trabalho. Enquanto esse diálogo prosseguia em torno do telefone público, meus amigos se irritavam pronunciando várias palavras de baixo calão ao perceberem a falta de sensibilidade da mulher. Como a situação foi um desagravo, desliguei. Obviamente, em lacrimejos, fiquei chateado e refletindo aquela indiferença enquanto era consolado por todos e voltamos a caminhar no parque. Mas qual foi a descoberta? Essa tal mulher insensível e desagradável era, nada mais nada menos, um de meus amigos que simulou a personagem feminina quando apareceu ao entregar o meu aparelho celular e que, sinceramente, nem me dei conta de sua ausência durante toda aquela situação. E todos gargalhavam por eu ter acreditado.

Passado alguns minutos esse mesmo amigo, que criou toda a brincadeira, fez um elogio e parabenizou pela minha conduta durante a conversa no telefone. Admirou-se, principalmente, por eu não ter expressado nenhuma palavra ofensiva. Fiquei contente pela observação. E percebi que, até nas brincadeiras, nossa conduta é sempre analisada. E a esse meu amigo só respondi: as palavras têm poder. Mais que palavras; gestos!


Pensem nisso.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009







"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias". (Platão)








"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam." (Antoine de Saint-Exupéry)








"O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera" ... "A pior forma de covardia é testar o poder na fraqueza do outro"... (Maomé)








“Iahweh! Iahweh...
Deus de compaixão e de piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade; que guarda o seu amor a milhares, tolera a falta, a transgressão e o pecado, mas a ninguém deixa impune e castiga a falta dos pais nos filhos e nos filhos dos seus filhos, até a terceira e quarta geração.
Imediatamente Moisés caiu de joelhos por terra e adorou;”
(Êx 34:6a-8 BJ).








"Não existe um caminho para a paz;

a paz é o caminho." (Mahatma Gandhi)


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Palestina X Israel


"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada...


...O horror visível tem menos poder sobre a alma do que o horror imaginado...


...Esta consciência, que faz de todos nós covardes." (William Shakespeare )

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Um 2009 altruísta



Mais um ano ... e cheio de anseios...


Não fui para a gélida Times Square, nem para o ardor das ilhas Caribenhas. Contudo, passei meu Reveillon em São Paulo ao lado daqueles que me fazem sentir o prazer de ser quem eu sou: um altruísta!

Hoje, um dia de labor mas adorável por rever aqueles que convivem comigo e que só me fazem crer que, a cada dia, sou capaz de ser melhor. Mais um dia de aprendizado!

Entregar nas mãos de Deus é não alienar-se. Estou com o coração propenso a crer.

altruísta: adj m+f (fr altruiste) 1 Relativo ao altruísmo. 2 Humanitário, filantrópico. Antôn: egoísta. s m+f Quem professa o altruísmo; filantropo.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Trocar por alegrias


"Sábado a noite, eu e meu amigo André, estamos a cá pensando em qual balada iremos. Bem as opções hoje são poucas por estar chovendo e pela época.

Mas qualquer coisa será bacana para nós dois nos distrairmos e darmos boas risadas !!!


Nós dois merecemos começar o ano bem... o André é alguém tão alegre e me deixa feliz sempre que estou mal e neste momento que estou louco por vingança o que fará mal a minha alma eu trocarei por alegrias.


Vamos rir muito hoje, amigo!!!"


Paulo Lonclofe

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso