Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ordem na Ordem dos Músicos

Além de comunicólogo, sou músico e fico contente em saber que mudanças na O.M.B. ocorrerão daqui pra frente. Principalmente por saber que o meu professor de música, o maestro Roberto Bueno, assumiu a 'batuta' de presidente da Ordem.



Confira um trecho de uma matéria editada no blog Dynamite:

A OMB - Ordem dos Músicos do Brasil - foi criada pela Lei 3.857, de 1960, sob a batuta de Juscelino Kubitscheck, então presidente da República. Alguns anos depois, sob a regência do golpe militar de 1964, foi alçado à presidência da OMB Wilson Sandoli, que tocava na mesma tonalidade da ditadura, e, talvez graças à rigidez do sistema tonal - apelidado de "capitalismo sonoro", pela predominância de certos parâmetros sobre outros - ali permaneceu por mais de 40 anos.


Do início de outubro de 2008 até a proclamação da República, em 15 de novembro, depois de desmandos de 4 décadas, o vice-presidente Roberto Bueno, maestro, mandou trocar as fechaduras do sexto andar do prédio da Avenida Ipiranga - a do grito de independência - impediu a entrada do presidente semi-vitalício, Wilson Sandoli, ex-desembargador.

Diretor e professor do Conservatório Nacional de Cultura Musical, com cursos técnicos de Música, Roberto Bueno pretende mexer em um dos calcanhares de Aquiles da entidade: o exame de admissão, feito em compasso lento e anacrônico, além de promover uma campanha em prol da música ao vivo, pra valer, e não no compasso de espera que seu antecessor promoveu algumas vezes.
Como um músico que sobrevive de seu trabalho, uma das preocupações do maestro presidente é com o mercado para a música ao vivo, atacados pelo exército da música gravada e mais recentemente por DJs que fazem uso inadequado de samples e remixes. "Pode contar comigo", anima-se Bueno, quando manifestei interesse em ajudar na reestruturação do obsoleto teste de admissão à Ordem, incluindo habilitações com proteção dos Direitos Autorais em produção e mixagem, que já começa a ser aplicada em alguns países da Europa.
O maestro e professor Bueno coloca a Ordem à disposição para sugestões, apoios e parcerias, para fazer soar a segunda palavra da bandeira tupiniquim na ordem do dia. Na luta pela Música, os músicos agora contam com um acompanhamento mais sonoro. Menos tonal e mais harmônico, se é que os "especializados" sabem o que é isso.
Fonte: Dynamite On Line


É uma boa notícia, principalmente porque me assusto com a quantidade de músicos desvinculados com a entidade. Sem exageros. E tenho certeza de que o papel da Ordem dos Músicos do Brasil deve seguir por um princípio: "A música é meio mais eficaz de atingir os corações" (Papa João Paulo II).

Boa sorte, Maestro Roberto Bueno!!!

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso