Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

RELATO DE QUEM SOFRE NA PELE COM A SAÚDE PÚBLICA

No início da tarde do dia 26 de setembro, passei por uma situação entristecedora no atendimento público de saúde. Diante da situação, não resisti e resolvi registrar o desabafo na minha página do Facebook. Além da comoção dos amigos, a repercussão da minha indignação foi expressiva e imediata, visualizada pela diretoria da autarquia do hospital onde fui mal atendido, Tide Setúbal, e na Ouvidoria do SUS, em Brasília.
Após meu relato, no dia seguinte, a administração do hospital prontamente agilizou meus exames de ultrassonografia e urina, seguidos de medicação, atendimento médico e diagnosticado como inflamação renal. Graças a Deus estou bem, por sinal, mas foi preciso tornar público todo o transtorno que passei. Por essa razão, faço questão de compartilhar: 































Amados e amadas, registro o carinho e preocupação de todos vocês. Depois do susto, estou melhor. 
Para entenderem o ocorrido, estava no meu trabalho (Capela de São Miguel) e lá tive uma forte (insuportável) dor na barriga e em todo lado direito da cintura (cólica ou receio de ser apendicite), me fazendo perder o fôlego.
Pedi socorro à minha irmã Adriana, que me levou ao Hospital Tide Setúbal (o mais próximo por causa da gravidade).

Ao chegar no hospital, uma curiosa situação: ficar em um apertado e aglomerado espaço e, ao mesmo tempo, decifrar em qual fila do guichê dar entrada no prontuário. Ou seja, na do AMA ou na do Pronto Socorro? (eis a questão).
Estava agonizando e os funcionários da triagem me trataram com uma indiferença, hostilidade, sem condescendência (não estou exagerando). Diante da rispidez, cheguei a ter forças para pedir aos funcionários da triagem mais humanidade no atendimento.

Depois de muita insistência dos próprios pacientes, comovidos pela minha situação (eu ouvia nitidamente as vozes e frases de indignação), consegui ser transportado na cadeira de rodas, priorizado no atendimento médico e, em seguida, medicado.
Vale destacar que o jovem médico que me atendeu ouviu meu desabafo e expressou concordância diante das minhas observações a respeito do que constatei sobre o sistema de saúde (até porque ninguém busca atendimento hospitalar como passeio).

Para falar a verdade, o que mais me impressionou foi a humanidade dos próprios pacientes impacientes que, ao me observarem pálido, com meus gemidos e tremores no corpo, esbravejaram por mim, enquanto eu aguardava prioridade no socorro.
Por mais que eu seja jornalista e bem relacionado, acima de tudo, sou um cidadão que sentiu na pele o que é depender de uma emergência naquela unidade da rede pública de saúde.
Resta-me agradecer, acima de tudo, a Deus pelo dom da vida, minha irmãAdriana Lóssio pelo socorro e a todos pela preocupação demonstrada aqui. Espero que sirva para alguma coisa este meu relato.

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso