Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

COMPADECIDO, JESUS EUCARÍSTICO É ALIMENTO PARA TODOS OS MALES

"Generosidade nunca ameaça as nossas posses", declara Padre Geraldo. 
Multiplicar, dividir e distribuir o pão como símbolo pleno de todo e qualquer alimento que vem da natureza foi o destaque da celebração eucarística do 17º Domingo do Tempo Comum (26/07). A solenidade das 19h, conduzida pelo Padre Geraldo Antônio Rodrigues, contou com a participação dos fieis leigos do movimento Terço dos Homens, além dos irmãos e irmãs integrantes da Renovação Carismática Católica (RCC) da Catedral de São Miguel Arcanjo.
No Rito da Palavra, a Primeira Leitura (2Rs 4, 42-44) já prefigura a multiplicação dos pães que Jesus irá realizar. Na Segunda Leitura (Ef 4, 1-6), São Paulo ressalta a unidade do Espírito, pois há um só Deus que age em favor de todos. No Evangelho, Jesus, que é o pão vivo, descido do céu, alimenta com fartura todos aqueles que o procuram. 

Durante a homilia, Padre Geraldo salientou que as Sagradas Escrituras proclamadas possuem três aspectos importantes e em comum. 
O primeiro ponto mencionado foi a fome não só de pão, mas também “o alimento para todos os males e outras necessidades como o remédio, a educação, a moradia, a assistência quando a pessoa está abalada, obcecada, decepcionada, correndo o risco da depressão”.

Outra particularidade declarada nas leituras foi “a relação entre o Profeta Eliseu e Jesus, que não tinha comida o suficiente, porém, alguma coisa tinha”. 
E o terceiro detalhe apontado pelo pároco da Catedral é que não se trata só do pão, do corpo. Disse que a fé que Deus deu a Eliseu, no antigo testamento, é o poder de confiar, de entregar tudo a todos. 
“Eu sei que você deve estar pensando: como é que eu vou doar tudo e vou ficar sem? Generosidade nunca ameaça as nossas posses, é verdadeira. Deus não precisa nada do que é nosso. Deus usa joias? Deus precisa de anéis de ouro e pedras preciosas, diamante, pérola? Deus precisa disso? Deus precisa de nós, do nosso amor. É isso que Ele quer. É o nosso coração, é a nossa mente. Ele precisa, Ele gosta da nossa confiança”.

Em sua pregação, o padre explicou a narrativa do Evangelho a respeito da compaixão de Jesus, o Bom Pastor, que alimenta o seu povo, realizando o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. 
“Foi multiplicação milagrosa e foi um milagre da multiplicação que faz multiplicação. Foi porque tinha pouco e foi milagre porque ninguém, daquele pouco, tinha capacidade de multiplicar o pouco. O pouco que você é entregue tudo a Ele. Ele é quem traz tudo. Deus é tudo! Nós, sem Deus, somos nada, não somos nada”, reiterou.

                                              

Texto: André Lossio 
Fotos: Vera Lúcia Gomes de Morais

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso