Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Frases históricas no julgamento do mensalão

Para o Supremo Tribunal Federal, ficou comprovada a existência do mensalão - esquema de compra de votos de parlamentares (25 condenados) para dar apoio ao governo Lula no Congresso Nacional - e que dinheiro público foi usado para abastecer o esquema. O veredicto pesou sobre José Dirceu, homem forte do primeiro governo Lula e o seu núcleo político.
11 ministros, 38 réus, dezenas de advogados. No dia 2 de agosto deste ano começava o julgamento do mensalão, no qual gerou frases históricas pronunciadas por alguns ministros no plenário do Supremo Tribunal Federal:

Carmem Lúcia

Carmem Lúcia - ministra do STF
"Acho estranho e muito, muito grave que alguém diga com toda tranquilidade que, ora, houve caixa 2. Caixa 2 é crime. Caixa 2 é uma agressão à sociedade brasileira. Caixa 2 compromete, mesmo que tivesse sido isso, ou só isso, e isto não é só, e isto não é pouco. E dizer isto da tribuna do Supremo Tribunal, ou perante qualquer juiz, me parece realmente grave. O que fica parecendo que ilícito no Brasil pode ser praticado, confessado e tudo bem." 

"O dinheiro é para o crime o que o sangue é para a veia. Ou seja, se não circular com volume e sem obstáculo não temos esquemas criminosos como estes." 

"Corrupção significa não que alguém foi furtado de alguma coisa, mas significa que uma sociedade inteira foi furtada... pela escola que não chega, pelo posto de saúde que não se tem. E eu acho que esse julgamento dá, exatamente, o testemunho de que, no estado de direito, a política é, sim, necessária pra qualquer lugar deste planeta." 



Carlos Ayres Britto

Carlos Ayres Britto - presidente do STF
"Esses fatos estão com as vísceras expostas, eles gritam. Cegar para essa realidade é golpear a própria sociedade." 

"Nenhum juiz verdadeiramente digno de sua vocação condena ninguém por ódio." 





Luiz Fux 

Luiz Fux - ministro do STF
"A entidade bancária serviu de uma verdadeira lavanderia de dinheiro pra se cometer um crime que não está nem na lei, mas esse deveria ser o nome: Gestão tenebrosa. Pelos riscos que acarreta e pelas consequência que acarreta à economia popular."




Celso de Mello

Celso de Mello - ministro do STF
"Agentes públicos que se deixam corromper, qualquer que seja sua posição, são eles corruptos e corruptores, os profanadores da República, os subversivos da ordem institucional. São eles os delinquentes marginais da ética do poder.  

"O estado brasileiro não tolera o poder que corrompe e nem admite o poder que se deixa corromper..." 

"Este processo criminal revela a face sombria daqueles que, no controle do aparelho de Estado, transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta de poder." 




fonte: transcrição a partir da reportagem publicada no Jornal Nacional - 23/10/2012

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso