Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ESSENCIALIZAR - Pe. Zezinho




Do Latim, a essência da palavra inteligência vem de intellectus, de intelligere = inteligir, entender, compreender. Composto de íntus = dentro e lègere = recolher, escolher, ler. Pe. Zezinho diz em seu texto algo muito simples mas nem todos empenham-se a sair da superficialidade. Isto é, ler o que está dentro. Não é a toa que ele é um homem inteligente. Não fique apenas nesse meu comentário. Leia o que está dentro no texto escrito pelo padre em 27 de maio de 2010.

Padre Zezinho na Catedral de São Miguel Arcanjo - São Paulo-SP



As diferenças entre os santos nem por isso tornam uns e outros menos católicos e menos santos. Mas pode haver e há ênfase

s que passam pelo viés e pela tangente. Bento XVI, usando uma expressão de Romano Guardini responde, no livro Dio e IL Mondo, Editora San Paolo, a Peter Seewald que, na Igreja, deve se buscar a “essencialização”. Temos que descobrir a viga mestra da nossa doutrina, e acentuar o que é valor perene. Se o acidental receber destaque excessivo, seja questionado. Não havendo o transversal pode-se cair no viés. Cai-se no que João Paulo II chamou de Igreja light em 4 de junho de 2000, ao falar sobre a Ética nos Meios de Comunicação.

Infelizmente há inúmeros pregadores católicos evangélicos e pentecostais que, por mais esforço que façam, não conseguem sair do viés e da tangente. Seu conhecimento é pequeno. Não sabem essencializar. E não o fazem, não porque não querem, mas porque não conseguem. Falta-lhes o gosto pela leitura, por livros não apenas do seu grupo, mas de toda a Igreja. Falta o conhecimento dos teólogos e filósofos de ontem. Por isso, caem na mesmice. Podem ter até uma certa unção, mas não há profundidade. Nem pode haver porque não mergulham no saber. Dizem todos os dias a mesma coisa, pedem dos fiéis que os ouvem ou vêem os mesmos gestos e nunca chegam ao cerne da questão. São repetitivos por falta de maior conteúdo. Faltou a eles a graça do estudo, que, tanto quanto a oração é uma virtude que se cultiva.

Aprenderam a orar, mas não aprenderam a estudar. Deveriam saber que querer saber mais sobre Deus, sobre a sua obra e sobre o ser humano é uma alta forma de espiritualidade. Não fosse isso, a Igreja não teria canonizado tantos santos pensadores e estudiosos. Enganam-se os que pensam que se contempla apenas orando. Contempla-se também lendo e aprendendo mais sobre tudo o que nos cerca.

Falta essa catequese a inúmeros sacerdotes e leigos de hoje. Pararam na contemplação de quem ora e fecha os olhos. Deveriam prosseguir na contemplação de quem os deixam bem abertos... A falta de livros nos tem dado muitos pregadores superficiais. Pregador precisa rimar com leitor e pregação tem que rimar com essencialização e transversalidade. Falta Antonio Vieira naquelas cabeças!

Nenhum comentário:

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso