Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ceat entre os trabalhos sociais do RJ



Para conhecimento, segue o artigo escrito pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, sobre trabalhos sociais. Ele apresenta a parceria do CEAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O artigo está publicado no site da Arquidiocese carioca.


Sempre é interessante recordar que os trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja Católica são para as pessoas que necessitam, sem distinguir credo, ideologia, situação social ou cultural. É a missão de Cristo junto a todos, recordando o Amor do Pai presente no mundo.

Com relação à questão dos empregos, já existe um trabalho em andamento há anos através do Banco da Providência, seja de procura de oferta de empregos, seja na capacitação. Agora iremos acrescentar mais uma parceria: a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro está para assinar, em breve, um convênio com o CEAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), que tem por missão incluir, sócio-produtivamente, os trabalhadores em situação de extrema necessidade. Queremos hoje apresentar esse novo parceiro.

Hoje, o CEAT conta com 11 centros de Atendimentos ao Trabalhador, situados na cidade de São Paulo, que já colocou no mercado de trabalho cerca de um milhão de pessoas desde a sua inauguração, em 2003.

O CEAT procura o atendimento mais descentralizado possível, procurando o trabalhador próximo ao seu local de moradia e busca vagas em empresas locais. Isso é extremamente interessante, tendo em vista a extensão de nossas megalópoles, tal como a nossa querida cidade do Rio de Janeiro.

Não se pode esquecer que esta bela iniciativa nasceu de um grupo de cidadãos da Igreja Católica, que elaborou um projeto visando a oferecer uma oportunidade de renda a trabalhadores desempregados. Nascia a idéia do CEAT, que hoje é uma organização não-governamental, de inspiração totalmente dentro do que prega, ensina e vive a Doutrina Social da Igreja Católica, pelos documentos do magistério dos Santos Padres.

Ressalta-se que a proposta é de atendimento ao trabalhador com baixa escolaridade e de baixa qualificação, fatores que dificultam, e muito, a sua inserção num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O saudoso Papa João Paulo II, em seu magistério social, já ressaltava que o trabalho “é a chave essencial de toda a questão social”. Seria como o ponto de partida para que ataquemos o problema, seja do desemprego em si, seja da pobreza, da baixa escolaridade, ou até mesmo da digna moradia. Neste sentido, o Santo Padre fazia referência ao trabalho como sendo um constitutivo da própria pessoa humana.
...
Esperamos, portanto, que esta nova parceria da Arquidiocese com o CEAT e o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Ministro Carlos Luppi, que pessoalmente esteve em nossa residência tratando deste importante convênio que já foi aprovado e publicado, possa trazer conforto e esperança para tantos de nossos irmãos e irmãs que se encontram desempregados. A Igreja Particular do Rio de Janeiro está unida a eles nessa caminhada para a sua realização no trabalho, e na caminhada rumo à reaquisição de sua dignidade. Uma fé viva une a prática religiosa ao engajamento social, particularmente no campo do emprego e renda.


Para trabalhar nesse projeto é fácil. Basta acessar o site: www.ceatbrasil.org.br
Lá, além das informações das unidades disponíveis, poderá se cadastrar e visualisar o painel de vagas.
Boa sorte!

2 comentários:

LU ESPINCHO disse...

Gostaria de saber mais sobre o CEAT-RJ e como os cidadãos daqui poderão candidatar-se às vagas para trabalhar neste projeto.Obrigada

Andre Lossio http://www.youtube.com/watch?v=cbdd9b1YQ1E disse...

Oi, Lu!
Para trabalhar nesse projeto é simples. Basta acessar o site: www.ceatbrasil.org.br
Lá, além das informações das unidades disponíveis, poderá se cadastrar e visualisar o painel de vagas.

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso