Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Capela de São Miguel: arte autenticamente brasileira!


Originalmente construída como igreja, em 1622, a Capela de São Miguel é o templo religioso mais antigo existente na cidade de São Paulo. Localizada no bairro do mesmo nome, na região leste do município, integra o conjunto de monumentos coloniais de visita obrigatória.
A capela pertence à Diocese de São Miguel Paulista, sendo um dos primeiros bens tombados, em 1938, pelo então recém-criado Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
A atual edificação foi antecedida por uma rudimentar capelinha levantada para marcar a presença de Cristo entre os índios guaianases no aldeamento de São Miguel de Ururaí, iniciado, em 1560, pelo "Apóstolo do Brasil", José deAnchieta, também um dos fundadores de São Paulo de Piratininga.
Devido à posição estratégica, a aldeia de Padroado Real destacou-se como um posto avançado no sistema de vigilância e defesa da vila de São Paulo contra os ataques dos inimigos tamoios através do rio Tietê. A mesma situação geográfica propiciava reunir em um grande núcleo vários índios espalhados pela região, facilitando a obra dos poucos missionários. Tais circunstâncias justificavam a construção de um novo templo de grandes proporções para a conjuntura geopolítica da Vila de São Paulo, naquele momento.
A obra foi realizada pelas mãos indígenas, sob a orientação do carpinteiro e bandeirante Fernão Munhoz, que recebeu como pagamento terras pertencentes aos índios de São Miguel. O padre João Álvares, jesuíta atuante na região e capelão de bandeiras, também participou na condução dos trabalhos.
Entre 1939 e 40, a igreja foi restaurada sob a orientação do arquiteto Luís Saia; na década anterior, recebeu reparos orientados pelo historiador Taunay. Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, entre outros, em clássicos trabalhos, tratam da capela de São Miguel, já o urbanista Lúcio Costa, um dos idealizadores de Brasília, reconhece na capela traços da mais antiga manifestação da arte autenticamente brasileira.
Fonte: site da catedral de São Miguel Arcanjo http://catedralsaomiguel.org.br

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Andre
Eu não sabia que você tinha um blog
Ficou muito boa essa sua iniciativa de evangelizar pelos meios de comunicação, e divulgar os patrimônios de nossa Diocese.
Cleber(seu aluno do curso)

André Lossio disse...

Bom saber que gostou, Cleber! Muito obrigado!

Dica de Músicas Instrumentais

AQUARELA DO BRASIL - Ari Barroso - MIDI Orquestra By Daniel Figueiredo
JINGLE DA 28ª CAMINHADA DA RESSURREIÇÃO - By André Lossio & Adriana Lossio
CÉU DE SANTO AMARO - RENNO PIANO SOLO
SET FIRE TO THE RAIN - Adele Instrumental
I LOOK TO YOU - Tribute to Whitney Houston - Piano von Norbert Lang
ONE MOMENT IN TIME - Guitarrista Stephen Peters - Tribute to Whitney Houston
EU NUNCA AMEI ALGUÉM COMO EU TE AMEI - Instrumental
ROLLING IN THE DEEP - Piano & Cello
WONDERFULL WORLD - Meet Joe Black Soundtrack
SOMEONE LIKE YOU - Instrumental Orquestral Best Quality
VIVA LA VIDA - 2 CELLOS - Luka Sulic & Stjepan Hauser
ORAÇÃO AO TEMPO - Instrumental Caetano Veloso