Barbalha, cidade onde fiquei hospedado durante 9 (nove) dias, faz parte do polo de desenvolvimento da região metropolitana do Cariri, Estado do Ceará.
Situada em uma estância hidromineral com mais de 30 fontes de águas naturais, a cidade é conhecida pelo investimento em saúde e pela famosa festa cultural do Pau da Bandeira.
Dentre as cidades brasileiras, Barbalha está entre as quatro cidades escolhidas pelo CapaCidades - Projeto piloto que surgiu do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Esse projeto da ONU visa fortalecer as capacidades locais da sociedade civil, da gestão pública e do setor privado para promover uma gestão integrada em quatro olhares: governança (participação e comunicação social); intersetorialidade (circulação de soluções); gestão por resultado (alinhamento de percepções); e atuação em redes multiníveis (local, regional, nacional e internacional).
Barbalha decidiu, em primeiro lugar, consolidar a cidade como pólo de turismo cultural, ambiental e histórico. Para tal, planeja ações de capacitação de guias turísticos e de qualificação de profissionais da hotelaria e serviços turísticos, oficinas de artesanato e cordel, entre outras. A elaboração de projetos sociais, junto à capacitação de recursos, foi destacada como fortalecimento institucional necessário para o desenvolvimento regional. A revisão do plano diretor foi considerada uma ação transversal a todas as demais previstas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário