Documentário Luther Blissett revela a cultura nos extremos de São Paulo
Qualquer um pode ser Luther Blissett, basta adotar o nome Luther Blissett!
Os jornalistas bacharéis em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo do ano de 2011 da Universidade Cruzeiro do Sul, produziram uma pesquisa que aborda a cultura da periferia através do documentário Luther Blissett – Cultura nos Extremos de São Paulo.
O documentário retrata o cotidiano de pessoas atuantes na produção cultural nos extremos geográficos paulistanos e mostra um olhar da cultura na cidade. O que é Luther Blissett? Essa pergunta impulsionou a elaboração da pesquisa acadêmica como trabalho de conclusão de curso.
Luther Blissett, considerado um dos exemplos de ligação da nova mídia, arte, política radical e teoria crítica, que utiliza uma mídia de impacto com finalidade de criar um produto, uma mercadoria sem valor material, um mito comum em todas as comunidades. O movimento, iniciado na Europa em 1994, chamado de Luther Blissett Project, deu a centenas de operadores culturais um pseudônimo, um condinome multi-usuário. Essa identidade passou a ser reconhecida como pertencente a um ativista cultural, um herói popular, e a eles foram atribuídos à autoria de livros, CDS, peças de teatro entre outras manifestações.
Luther Blissett é a voz do povo. Luther Blissett é poeta. Luther Blissett é manifestação. Luther Blissett é visionário. Luther Blissett é todo mundo. O que é cultura? Luther Blissett encontra o cenário cultural que nasce nos extremos da cidade de São Paulo. O documentário rendeu aos jornalistas a oportunidade de compor o I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura - USP/ EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
Dentre as principais instituições de ensino do País, a Universidade Cruzeiro do Sul foi uma das poucas instituições de ensino privado representada pelo documentário no encontro. Com a orientação do Prof. Ms. Carlos Monteiro, Luther Blissett é resultado dos esforços de André Lossio (reportagem), Simone Alauk (direção geral), Diego Queiroz (pesquisa), Cayan Fontoura (edição de texto) e Alice Furlanetti (assistência de arte).
Assista o trailer:
Duração total: 24 minutos
Clássificação: Livre
Gênero: Documentário
Ano de Produção: 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário