Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

O poder das palavras e das conexões



Uma vida que não progride não vale a pena ser vivida, já dizia Aristóteles. Nos faz refletir sobre a importância do crescimento e da evolução pessoal.

Semana passada, ouvi o Padre Adriano Zandoná, da Comunidade Canção Nova, dizer em uma de suas publicações no Instagram que "a virtude não é só conquistar. A virtude é a manutenção."  
A citação do Padre Adriano realmente complementa a de Aristóteles. Fala sobre a importância não apenas de buscar progresso, mas também de cuidar e manter aquilo que conquistamos.

Como analogia, o padre falou em "pequenas ameaças do dia a dia são como pequenos cupins". O maior cupim: "preguiça relacional", que são sutis e podem corroer as relações e o nosso próprio bem-estar. A ideia de que precisamos de ações concretas para manter o entusiasmo e o sentido na vida é super poderosa. Muitas vezes, a rotina pode nos deixar em um piloto automático, e é aí que a manutenção se torna essencial. Quais são algumas dessas "ações práticas" que poderiam trazer mais entusiasmo para o dia a dia? E como se esforçar para cultivar esses gestos concretos?

A terapia pode realmente ser um grande aliado na busca por autocompreensão e clareza sobre os propósitos da vida e eu estou passando por um momento bem profundo de autodescoberta. Das últimas sessões, minha terapeuta provocou em mim um resgate do inconsciente que nunca havia pensado: "André, você transborda amor". É como se eu estivesse reconhecendo essa abundância de amor que tem dentro de mim e buscando formas de canalizá-lo de maneira saudável e produtiva. Isso é muito poderoso, porque o amor em mim não é só sobre relacionamentos românticos; ele pode se manifestar em amizades, em como me cuido e até mesmo nas paixões. 

A honestidade nas relações e a importância de não mentir para si mesmo é realmente um desafio. Concorda? Às vezes, a nossa mente tenta nos proteger de sentimentos difíceis, mas ao mesmo tempo, essa proteção pode nos afastar da autenticidade. Abrir o coração e compartilhar as fragilidades toca em algo muito poderoso: a leveza e autenticidade. Sinto como um bálsamo para a alma. 

Depois de reencontros com amigos, com certeza sinto-me muito fortalecido. Eu sempre acreditei que enviar uma mensagem de texto positiva para o celular das pessoas que amo faz um bem danado. É uma característica minha. É como andar de bicicleta: você aprende caindo e depois a não mais se desequilibrar. Volta para o eixo e aí segue em frente. Dificilmente cai.

Mandar mensagem, falar coisas essenciais, ser conselheiro, amigo, trazer mensagens de fé, de positividade, isso realmente fortalece as conexões, inclusive a palavra conexão tem sido muito presente no meu cotidiano. Isso traz um calor realmente especial para o dia desses seletos amigos. Muitos deles confessavam dizendo "nossa, parece que adivinhou que eu estava precisando"! Quando eu recebo essas manifestações, só aumenta a convicção de que esse é o caminho e essas pequenas ações têm impacto direto e positivo no meu emocional, sinto-me útil, traz sentido de vida, é precioso.

Em outro texto eu trouxe uma analogia da bicicleta super válida: A gente pode cair algumas vezes, mas o importante é como voltamos para o eixo e aprendemos com cada experiência. Ser um conselheiro e transmitir mensagens de fé e positividade realmente valorizam essas relações.

De tudo o que aqui compartilhei vem algo concreto: a vida é cheia de altos e baixos, e o que realmente importa é como nos levantamos e o que queremos colher do Universo. Cada experiência traz aprendizados valiosos e são elas, as palavras, capazes de progredir e iluminar não apenas nossa própria vida, mas também a vida daqueles que nos cercam. 



Nenhum comentário: