Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Luther Blissett está no I Encontro Paulista de Pesquisadores da Cultura


Eu e alguns colegas formados no curso de jornalismo de 2011 da Universidade Cruzeiro do Sul produzimos, como parte do término de curso, o documentário Luther Blissett: cultura nos extremos de São Paulo. Esse trabalho começa a render frutos. Um deles é o convite para compor o I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura que acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro, no campus da EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. O objetivo do encontro é fomentar a troca e trabalhos interdisciplinares evidenciando convergências e oportunidades de colaboração – pesquisadores que se dedicam a temas semelhantes em diferentes instituições e pesquisadores de áreas disciplinares distintas que têm o mesmo objeto. O evento parte da necessidade dos pesquisadores em encontrar interlocução organizada e espaços de interação e troca.

Luther Blissett: cultura nos extremos de São Paulo identifica um novo dado cultural: pessoas da periferia que produzem e consomem sua própria cultura. Na verdade, Luther Blissett é um pseudônimo que se tornou movimento mundial, iniciado nos anos de 1990, para dar voz aos que desejam manifestar. Luther Blissett pode ser um músico, um poeta. Luther Blissett, pode-se dizer, é a voz do povo, é poeta, é manifestação, é visionário. Luther Blissett é todo mundo. O que é cultura? O doc. Luther Blissett encontra algumas respostas num cenário cultural que nasce nos extremos geográficos da cidade de São Paulo. Essa produção é uma realização de Simone Alauk (direção geral), Diego Queiroz (pesquisa), Cayan Fontoura (edição de texto), Alice Furlanetti (assistência de arte) e será representada por mim, André Lossio (reportagem).

Por causa desse registro, que identifica a cultura da periferia paulistana, o trabalho desses novos jornalistas adquire destaque e respeito no cenário acadêmico, principalmente entre os pesquisadores em cultura no Brasil. É possível assistir o trailer pelo site do Youtube como “Luther Blissett documentário”. Se desejar comparecer, a estrutura geral do I Encontro Paulista de Pesquisadores da Cultura é a seguinte:

Dia 09 - Quinta-feira

8:00-10:00 – Inscrições
8:30-10:00 – Mesa de abertura / Os desafios da pesquisa em cultura (Auditório Azul)
10:15-12:00 – Mesas de apresentação de trabalhos (Edifício I1)
12:00-14:00 – Almoço
13:00-14:00 – Apresentação cultural (Saguão Edifício I1)
14:00-15:45 – Mesas de apresentação de trabalhos (Edifício I1)
16:00-17:45 – Mesas de apresentação de trabalhos (Edifício I1)
18:00-19:00 – Apresentação cultural (Auditório Azul)

Dia 10 - Sexta-feira

10:00-12:00 - Mesa: O financiamento e a avaliação da pesquisa em cultura (Auditório Azul)
12:00-14:00 – Almoço
14:00-16:30 – Mesa: A pesquisa em políticas culturais (Auditório Azul)
16:30 – Encerramento e apresentação cultural (Auditório Azul)

A programação detalhada será distribuída no credenciamento e está também disponível no link: http://www.pesquisaemcultura.org/wp-content/uploads/2012/01/programacao-digital-I-encontro-pesquisadores-da-cultura.pdf

O link do documentário Luther Blissett: cultura nos extremos de São Paulo:http://www.youtube.com/watch?v=PeFXZYvGLsA

Assista:

Nenhum comentário: