Articulado pelas redes sociais da internet, centenas de jovens de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, manifestaram contra a corrupção e os aumentos no transporte público, na tarde dessa quarta-feira (19).
A concentração teve início em frente à Capela de São Miguel, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, depois os manifestantes partiram rumo à subprefeitura do bairro. Como precaução, o comércio local foi fechado antecipadamente. Escoltados pela Polícia Militar, os integrantes da passeata interromperam o trânsito, ocupando uma das pistas da Avenida São Miguel.
O público, entre gritos de guerra, cantava pacificamente a frase "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".
O protesto no bairro é parte das inúmeras manifestações ocorridas em diversas regiões da cidade, do pais e em outras capitais do mundo como, por exemplo, Londres e Lisboa. As demonstrações de insatisfação pelas ruas, no caso da cidade de São Paulo, são lideradas por parte do MPL - Movimento Passe Livre, no qual se declara apartidário e repudia a violência e atos de vandalismo. Após 7 dias, as reivindicações fez o governo municipal e estadual recuarem na decisão de aumento. A redução da tarifa de transporte foi anunciada em coletiva no Palácio dos Bandeirantes pelo governador Geraldo Alckimin (PSDB) e o prefeito Fernando Haddad (PT).
Com o acordo entre prefeitura e governo estadual, o valor de R$3,20 da passagem de ônibus, metrô e trem voltará para os R$3,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário