Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Trailer - Luther Blissett - Cultura nos Extremos de São Paulo

Do rascunho ao documentário
De um rascunho, feito num guardanapo de papel de um restaurante, houve a concepção de um documentário. Isso mesmo, a ideia surgiu num mísero rabisco feito em um guardanapo com os meus colegas comunicólogos, Simone Alauk e Cayan Fontoura.
Depois de diversas orientações com a professora Regina Tavares, tivemos uma força tarefa: viajar pelos quatro extremos geográficos da cidade de São Paulo. No começo, o tema era a abordar sobre o movimento de contracultura. Depois, o tema foi repensado sobre manifestações culturais, mas logo transformou-se no que hoje é o “Luther Blissett: cultura nos extremos de São Paulo”, sob a orientação do professor Carlos Monteiro. Luther Blissett é um pseudônimo que tornou-se um movimento dos anos de 1990 para dar voz a escritores, músicos, poetas e tantas outras pessoas anônimas ativistas e produtoras culturais.
De lá pra cá, muitas coisas aconteceram. O nosso colega Rafael Silvério era um membro da nossa equipe, entretanto, não quis dar continuidade no curso de jornalismo, justamente no penúltimo semestre acadêmico. Porém, tivemos o grato reforço do Diego Queiroz para a nossa empreitada.
É indescritível minha experiência como repórter do documentário pois, a cada lugar do extremo da cidade onde consegui chegar, percebi o quanto a cidade é rica de pessoas entusiasmadas, com possibilidade de mudar suas vidas através da cultura, na soma do melhor de cada um. Dias chuvosos, frios, calmos, movimentados... seja qual tenha sido a circunstância, o melhor foi descobrir que existe vida inteligente nas periferias da cidade. Conversar com especialistas ou agentes culturais, cada um com sua própria identidade.
Foram diversos tipos de locomoção: carro, ônibus, metrô, trem, barco. São Paulo tem muito a ser desvendada. Foram cansativas as gravações? De verdade, respondo que me revigorou. Um aprendizado maior por saber que cultura só é cultura quando tem a presença do ser humano.
Assista o teaser do nosso documentário e a ousadia desse nosso trabalho:


Luther Blissett é a voz do povo. Luther Blissett é poeta. Luther Blissett é manifestação. Luther Blissett é visionário. Luther Blissett é todo mundo. O que é cultura? Luther Blissett encontra o cenáro cultural que nasce nos extremos da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: