Por pouco, a Capela de São Miguel é destruída por um ônibus desgovernado no fim da noite chuvosa do primeiro dia do mês de agosto, 23h. Devido pista molhada, o motorista da empresa perdeu o controle do veículo com a derrapagem, destruindo por completo um poste de energia elétrica e atravessou a grade de proteção da igreja. O acidente não foi pior porque o ônibus atingiu uma mureta de ferro da calçada e fez com que parasse e tirasse apenas lascas da parede da capela, localizada na praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, em São Miguel Pta, bairro da zona leste da cidade paulistana. A área foi bloqueada e o trânsito local desviado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Moradores da região ficaram sem energia elétrica.
Pe. Geraldo Antônio Rodrigues, presidente da Associação Beato José de Anchieta, entidade que cuida da conservação da capela, comentou que o acidente não ultrapassou as paredes por causa da proteção divina. Por um triz a capela não foi destruída, disse Pe. Geraldo, enquanto observava a situação. Felizmente não houve vítimas porque o veículo da SPTrans Consórcio Plus seguia vazio para a garagem da empresa. De acordo com a Polícia Militar, o motorista passa bem e mais detalhes do caso estão sendo apurados.
Foi um susto, porque a capela abriga um museu com resquícios arqueológicos, artes sacras desde o século XVII e que faz parte do circuito de visitação turística por causa de sua construção, datada do ano de 1622, o que a torna uma das igrejas mais antigas do Brasil, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).
Foto: Celso de Souza Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário